sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Voando alto

Crianças da Ayrton Senna começaram a comer melhor depois do aviãzinho de Rosângela
por Moduan Matus

Na Escola Municipal Ayrton Senna tem uma mãe educadora, Rosângela, que adaptou muito bem o nome da escola. Ela não voa no chão, como fazia o maior ídolo da história do automobilismo brasileiro. Mas criou fama com seus "aviõezinhos" de comida até as bocas das crianças!

Rosângela conta que os alunos comem direitinho, mas os pirralhos da Educação Infantil são muito exigentes com o cardápio.

- Eu não quero salsicha! - anuncia um.
- Eu não quero feijão! - avisa outro.
- Eu não quero carne moída! - grita um terceiro.

As funcionárias da cantina ficavam desesperadas até a chegada de Rosângela. Como fazia com os próprios filhos, ela pega uma colher, enche de comida e levanta-a e imitando o barulho de um motor em funcionamento. É assim que começa o vôo do aviãozinho-colher que no final despeja todo o seu conteúdo dentro de uma boquinha aberta. Que vai comendo... comendo...

De repente, um outro pirralho se manifesta:

- Tia, vem fazer um aviãozinho comigo?

Então, na hora do almoço eles sempre ficam esperando pela tia do aviãozinho.

Algumas mães protestaram, dizendo que tinham que fazer aviõezinhos também. Mas Rosângela só aterrissou suas colheres quando as crianças maiores pediram para que ela fizesse aviãozinho com eles também.

- Aí eu falo: "Ah, não! Com vocês, não tem graça!"

A merendeira já contabilizou os resultados.

- Tá vendo? Depois que você começou com o aviãozinho, os pratos não voltam com tantos restos. Eles estão comendo melhor!

As outras mães educadoras geralmente não fazem esse tipo de atividade e chamam logo Rosângela para fazer. Ou então, vão ouvir repetidamente:

- Cadê a tia do aviãozinho? - Cadê a tia do aviãozinho? - Cadê a tia do aviãozinho?

Nenhum comentário: