sexta-feira, 28 de novembro de 2008

O funk do chuveiro

Meninas da Alice Couto transformaram a hora do banho num grande baile
por Moduan Matus

Edna Moreira é mãe educadora na Escola Municipal Alice Couto, na Vila Operária. É responsável pela "hora do banho". E não é de hoje que criança resiste a um chuveiro. Principalmente quando a água é fria. Não foi à toa que que encontrou dificuldades com duas meninas.

- Sabe como é? Eu chegava, chamava para elas participarem com as coleguinhas e elas lá, quietas, num canto. Não iam de jeito nenhum!

Ela não sabia se era timidez, medo ou vergonha. Sabia apenas que precisava resolver o problema. Aquelas duas meninas não tinham quem olhasse por elas dentro de casa e, se não tomassem banho na escola, passariam o dia todo sujas. Provavelmente não tirariam o uniforme.

Edna foi fazendo experiências com o que tinha ao seu alcance. Chamou meninas para conversar com elas, para que as colegas falassem como perderam o medo daquela água fria. Depois mandou um convite para o pai das meninas, mas ele deu a mesma desculpa usada para não ensiná-las a tomar banho. Era um homem muito ocupado. Passava o dia na rua, trabalhando.

A solução surgiu de modo quase casual.

- Pedi para que as meninas cantassem para elas.

O resultado foi imediato.

- Agora na hora do banho todas só tomam banho dançando funk!

Edna chegou a se perguntar se estava agindo certo. Afinal de contas, para ela, "o funk é essa música meio doida que tem por aí".

- Imagina se a moda pega? - perguntava-se, aflita.

Para desespero de Edna, a moda pegou. E a partir de então a dificuldade não é mais colocar as meninas no banho, mas tirá-las de baixo do chuveiro. De tanto que ela pede para que as meninas saiam, elas incluíram o bordão da mãe educadora no funk do banheiro: "Vamos embora! Vamos embora!", elas cantam sem parar de dançar, tomando banho na maior atividade.

Edna ignora a gozação, mantendo a pressão.

- Vamos embora, vamos embora, que é a hora.

Desde que começou o baile do banheiro, as meninas da Alice Couto a procuram tão logo Edna entra na escola.

- Não vai ter banho hoje não, tia? - perguntam.

Edna conta que as meninas ficam aguardando a liberação dos chuveiros na maior ansiedade.
Depois que se divertem no chuveiro, vão para a sala de aula.

- Deve ser a sala de aula mais cheirosa da escola.

Elas botam perfume, penteiam umas às outras e hoje até as meninas mais arredias são entrosadas e até meio fogosas.

Nenhum comentário: